Home

Fins de semana no Museu Militar de Elvas

 

Desde o inicio de 2016 que a APVM, dando seguimento à parceria anteriormente estabelecida com o Exército Português, iniciou os fins de semana de trabalho voluntário para ajudar e dar continuidade ao restauro que tem vindo a ser feito pelo contingente do MME.

Neste artigo, vamos publicar de maneira mais ou menos organizada, alguns filmes e fotos que conseguimos ir fazendo no meio do trabalho. Dentro do possível colocaremos descrições do veículo respectivo.

 

White Scout car -

 

AEC Matadador de 1943 - motor diesel 6 cilindros

 

 

Alvis Saladin -

 

Berliet's e reboques vários -

 

 

MANTER A ROLAR

Last Updated (Thursday, 23 June 2016 23:04)

 

Recuperação de chassis Unimog 404

 

O “Unimog 404” foi durante as décadas de 60 e 70 a viatura de eleição das tropas Comando, quer nos teatros de operações do ex-ultramar Português quer após o 25 de Abril no Continente.

Durante muitos anos os condutores auto receberam instrução de mecânica no próprio Regimento de Comandos na Amadora. Atendendo à predominância das viaturas “Unimog 404”, foi construída uma sala dedicada ao ensino da mecânica das mesmas, onde sobressaía um chassi completamente equipado de mecânica e a trabalhar mas assente sobre preguiças. Para a instrução prática da mecânica, os instrutores provocavam avarias reais e os instruendos praticavam na sua descoberta e respetiva reparação.

Com a extinção do Regimento de Comandos em 1993, estas instalações foram abandonadas e mesmo após a reativação das tropas Comando em 2002, nunca mais foram utilizadas, porque entretanto já não estavam em uso as viaturas “Unimog 404” no Exército Português.

A APVM consciente da importância histórica destas viaturas, tem desenvolvido todos os esforços para salvaguardar algumas delas e também deste chassi de instrução. Podemos afirmar que foi fruto do nosso interesse e determinação que o Exército aceitou resgatar este chassi da, mais que certa viagem até à sucata e integrar o mesmo na colecção de viaturas de instrução do Museu Militar de Elvas.

No passado dia 22DEZ, uma plataforma do R. Transportes, efetuou o respetivo transporte desde o agora R.L.2 na Amadora para a sua nova morada no MM Elvas.

Estamos muitos contentes com este pequeno mas difícil passo na salvaguarda do património móvel do Exército Português.

MANTER A ROLAR

IMG_1791.JPG IMG_1793.JPG IMG_1797.JPG IMG_1799.JPG

Last Updated (Tuesday, 26 January 2016 23:30)