Home Sobre a APVM História

História

 

Tem-se assistido nos últimos anos em Portugal ao crescente interesse pelos veículos militares na vertente de veículos antigos/clássicos.

A realização de um encontro anual promovido com regularidade desde 2007 pelo CLUBE TODO O TERRENO DE OEIRAS contribuiu de forma significativa para a motivação dos amantes deste tipo de viaturas quer na sua conservação quer na sua protecção.

Consciente da pertinente importância histórica e patrimonial desta actividade, a Direcção do CTTO decidiu apoiar a constituição de uma entidade congénere dedicada especificamente aos veículos militares. Um núcleo de Sócios de CTTO interessados nesta área com outros elementos externos ao Clube propuseram-se então criar uma associação com esse fim.

Foi assim constituída por escritura pública, em Janeiro de 2010, a Associação Portuguesa de Veículos Militares.

A APVM pretende congregar pessoas individuais e colectivas que se interessem pelos veículos militares em Portugal em qualquer das suas vertentes, com o objecto social da protecção, conservação, valorização, promoção e divulgação dos veículos militares em Portugal.

A estratégia definida pela Direcção da APVM para atingir os referidos objectivos passa em primeiro lugar pela divulgação da própria Associação privilegiando a participação em exposições de veículos clássicos, em concentrações nacionais e internacionais.

 

Em 2010 a APVM esteve presente nos seguintes eventos:

  • Exposição no Motorclássico de Lisboa.
  • Exposição na Automobilia de Aveiro.
  • Exposição no Autoclássico do Porto.
  • Representação Portuguesa no “The War and Peace Show” no Reino Unido, com nove veículos de várias épocas.

 

em 2011 esteve presente em:

  • Exposição na Automobilia de Aveiro.
  • Exposição no Autoclássico do Porto.
  • Organização do “Um dia no Quartel” em Oeiras.
  • Organização das Manobras Militares em Santa Margarida

 

em 2012 esteve presente em:

  • Exposição na Automobilia de Aveiro.
  • Organização do “Um dia no Quartel” em Oeiras.
  • Exposição no Autoclássico do Porto.

 

A APVM tem sido convidada a estar presente em vários eventos de cariz militar, exposições, assim como na dinamização das actividades de jogos de guerra.

Assuntos como a inspecção e acreditação dos veículos militares antigos, a sensibilização das Forças Armadas para a preservação dos mesmos e o apoio técnico aos interessados no seu restauro, são também temas prioritários.

Neste contexto e a convite da Direcção de História e Cultura Militar do Exército Português, efectuamos já o levantamento dos veículos militares a cargo do Museu Militar de Elvas no sentido do seu eventual restauro. No seguimento destas démarches decorre neste momento a elaboração de um protocolo de cooperação entre a APVM e o Exército Português com o objectivo genérico da salvaguarda do interesse dos veículos militares em geral.

Actualmente a APVM tem 51 sócios efectivos e dois sócios honorários. Conta também no seu património com um veículo militar antigo em fase de restauro.

A APVM tem a sua sede social no Concelho de Oeiras.

 

Para se juntarem a nós, descarreguem aqui a ficha de inscrição, que depois de devidamente preenchida deverá ser enviada para o nosso email.